DailyDR

ENTREVISTA

Ginecologista e obstetra Doutor Marcos Cabello dos Santos celebra 35 anos de profissão e inspira novas gerações.

Um médico humanista, que demora na consulta para acolher suas pacientes e mantém no consultório um espaço especial para fotos e lembrancinhas dos bebês que nasceram pelas suas mãos. Assim é o ginecologista e obstetra Dr Marcos Cabello dos Santos, 59 anos, nosso entrevistado para celebrar o Dia do Médico neste 18/10/2022. Ele contabiliza a incrível marca de 10 mil partos nos seus 35 anos de profissão!

“Hoje faço o parto de crianças que eu fiz nascer. É muita emoção! Estou no caminho que sempre sonhei. Por isso, sou muito feliz na minha profissão”, afirma Doutor Cabello, que cursou medicina na Unicamp – Universidade Estadual de Campinas – de 1980 a 1987, onde se especializou e começou a trilhar uma carreira bem-sucedida. Nascido e criado em Bauru estudou no SESI, Ernesto Monte e no Preve Objetivo.

“Desde o primeiro ano da faculdade, eu tinha tanta ligação com a profissão, que comecei a fazer plantão voluntário no pronto-socorro municipal. E até hoje, me emociono com minhas pacientes. É o que me motiva a levantar da cama todos os dias”, garante. “É difícil deixar de ser médico quando você sai do consultório ou do hospital. A gente vai partir para outro plano e, se Deus permitir, continuar a fazer esse trabalho”, complementa.

Dr. Marcos Cabello dos Santos - Ginecologista Obstetra

“Desde o primeiro ano da faculdade, eu tinha tanta ligação com a profissão, que comecei a fazer plantão voluntário no pronto-socorro municipal. E até hoje, me emociono com minhas pacientes. É o que me motiva a levantar da cama todos os dias”

A vontade de se tornar médico começou ainda criança, quando ouvia as histórias do tio dermatologista que trabalhava no Instituto Lauro de Souza Lima. “Ele chegava em casa e falava sobre átomos e outros assuntos que me deixavam impactado”, relembra. Hoje, é ele quem inspira as novas gerações, inclusive seus filhos- Vitor e Gustavo – que estudam medicina. “Digo a eles que o médico precisa se colocar no lugar do paciente, criar pontes e humanizar as consultas. O importante é a jornada e não a chegada ao seu objetivo”, afirma.

Casado há 30 anos com a pediatra Doutora Eliane Cabello – namoro que começou na sala de aula da Unicamp – Doutor Marcos garante que encontrou a parceria perfeita para equilibrar a vida pessoal e profissional. “Todo dia renovamos essa paixão que nos presenteou com dois filhos e me permite exercer muito bem minha profissão, tão cheia de altos e baixos, como qualquer outra”, avalia. Férias com a família? “Meu descanso é da alma. Fico feliz trabalhando,  então aproveito quando participo de congressos para descansar”, conta.

O ginecologista é ex-presidente da APM (Associação Paulista de Medicina), responsável pela 7.ª Região Distrital da associação, que abrange as microrregiões de Bauru, Lins e Botucatu. Além disso, participa eventualmente de algumas aulas na Faculdade de Medicina de Bauru, compartilhando sua experiência e conhecimentos com os futuros médicos. “O médico não pode perder a sua missão, mas tem o dever de orientar os que estão começando. Precisamos de boas referências, assim como eu também tive”, finaliza.

CONSULTÓRIO:

Vigus Maisvida Clínica Médica

Rua Rubens Arruda 11-82 – Jardim Estoril

Bauru – SP, 17014-300

(14) 3235-3999

Entrevista realizada pela Jornalista Gisele Peralta

Comece agora mesmo!